Agora  é oficial! Temos  uma mocinha em casa sem fraldas.

No inicio eu achei que não seria capaz de ensinar, primeiro pela rotina corrida e massante que tenho, e segundo por não saber por onde começar.

Se você assim como eu também precisa desfraldar  um bebê e não tem muito tempo, já posso te adiantar que o caminho é a informação!

Primeiro a exigência veio da escola já que muitas crianças também já tinham deixado as fraldas na mesma turminha dos 2 anos.

Porém cada criança é uma e as vezes os sinais não são claros ou nem aparecem. O medo e a insegurança das duas partes tomam conta e ai que tudo fica mais difícil.
Pesquisei muito, li vários blogs, histórias de outras  mães e psicólogas infantil atrás dessa resposta de como desfraldar um bebê.

Até cursos online existe! Se vale a pena? A resposta é simples: NÃO. Cada criança é uma e as dicas que vão te dar muitas vezes não vai funcionar para o seu bebê e você vai gastar tempo e dinheiro.

A primeira coisa que posso te dizer é que não existe receita de bolo! Algumas mamães ensinaram com prêmios, recompensas e histórias. Além de observar os tais sinais:


1 - Fica tirando a fralda. Na hora de colocar a fralda ela(e) pede para tirar ou fica tentando tirar com a mão.
2 - Pede para trocar depois que fez xixi ou cocô. Ela(e) se incomoda com o molhado ou com a fralda cheia e pede para ser trocada(o).
3 - Ela(e) começa a acompanhá-la no banheiro. 
4 - Mostra interesse pelo penico ou privada ou calcinha (ou cueca).
5 - Avisa que vai fazer xixi ou cocô.
6 - Sabe a diferença entre xixi e cocô.
7 - Não tem medo do penico ou privada. 
8 - Consegue abaixar e subir as calças sozinha(o).
9 - Ela(e) fica seco por 2 ou 3 horas. 


Por incrível que pareça a Isa só demonstrou o 2 e 9 então fiquei naquele empasse: tiro ou não tiro a fralda?

Primeiro é importante avaliar a situação do contexto inteiro. Tem crianças que são desfraldadas com 1 ano e outras até os 4 no nosso caso foi aos 2 anos e 8 meses.

Tudo começa pelo penico! Eu me fantasiei com um penico que fosse mil utilidades (coisas de mãe).
Escolhi um simples, porém moderninho que toca música, tem tampa, um recipiente para tirar o cocô e xixi além de no futuro virar um redutor de privada + um banquinho.


Quando encontrei esse penico da marca Tutti Baby fiquei fantasiada pensando é esse que quero! Não esperei muito e comprei o dito cujo kk. Porém o penico acabou virando um brinquedo e não um penico que era a sua função. No inicio ela sentava para apertar o botão e ouvir a musiquinha e nada de cocô e xixi.
Depois comecei a perceber que a tampa estava atrapalhando quando ela ia sentar porque ficava voltando nas costas. Ai resolvi tirar até ai ok. Depois a terceira dificuldade, o principal. SENTAR.
Por ele ter uma cabeça de um urso fofo ele dificultava ela a sentar e acertar o encaixe e varias vezes quando corríamos para colocar ela no penico ela ficava minutos se movendo pra lá e pra cá e no final, nada de xixi e cocô.

Até então os escapes estavam pelo chão da casa e os finais de semana estavam sendo poucos para ela aprender. Como o pai dela que cuida dela na parte da manhã e a tarde ela ia pra escola. Acabei desistindo e voltando ao uso das fraldas.
Quando ela entrou de férias pensei esse é o momento! Os dias foram passando eu continuei trabalhando e nada da Isa aprender. Os dias eram de fraldas e quando eu chegava tirava. E o empasse do penico continuava.

Ate que chegou um final de semana e fomos para a casa da minha mãe, e la tinha um mini penico daqueles bem simples redondinho que a função era só de ser um penico da marca Sanremo. Minha mãe tinha deixado ele lá já que temos mais dois bebês na família e uma de 3 anos que ainda ama um penico.


Foi então que a Isa avisou que tinha feito xixi e quando eu tirei a fralda estava seca. Era o grande momento! Corri para o penico e deixei ela lá. E quando saiu o primeiro xixi fiz a festa de sempre e uma dancinha (mico) que inventei do "xixi no piniquinho, xixi no piniquinho". Ainda bem que nunca vão ver essa dancinha kk (fica a dica mamães).

Foi então que falei mãe esse penico vai pra casa comigo e depois trago o outro. E foi assim em apenas 1 dia e um penico rosinha que ela aprendeu e agora pede todas as vezes. Ela ainda não sabe explicar o que é cocô e o que é xixi, pra ela tudo é xixi mas já está ótimo! Por que não tivemos nenhum escape ate hoje.

A noite levo ela no penico e depois que ela dorme coloco a fralda, porque já fizemos o teste e ela fez xixi na cama todinha! Ou seja a noite ela ainda faz muito xixi dormindo.

Uma outra dica top é, leve o bebê com você quando for comprar o penico e deixe ela(e) sentar em todos ate o que você perceber que o bumbum encaixou perfeitamente porque muitos modelos não são nem um pouco pensado na criança e sim nas vendas para as mães como eu. E a escolha certa ajuda muito no incentivo.

Se o seu bebê não demonstrar interesse em tirar a fralda e ate chorar para colocar a fralda como a minha, ignore e continue tentando. O importante é não xingar e brigar quando acontecer um xixi ou cocô fora do penico. Eu sempre falava assim "poxa vida, tem que chamar a mamãe quando quiser fazer cocô ou xixi amor". Eu não xingava mas também não parabenizava e falava que estava errado para ela entender que não era ali. E isso ajuda porque muitas mães ficam com medo de traumatizar a criança.

A Isa começou a dar crises de choro e pirraça para colocar a fralda e eu falava "a fralda acabou amor" ai que ela chorava mais kk, mas chorar não mata! Então o segredo está na paciência e na persistência. Eu passei meses sem saber como ensinar enquanto em um dia ela mesmo aprendeu "sozinha". Claro que foram meses falando sobre o mesmo assunto com ela "xixi e cocô é no penico".

E o incentivo, não precisa ser doces, presentes, adesivos e etc. Basta uma dancinha com uma musiquinha besta que você mesma inventou para virar a atração na hora do cocô e do xixi no penico. Eles amam essas bobeiras de pais. Aqui ate o papai faz a dancinha e quando ela termina ainda chama para mostrar e cantar a musiquinha com um sorriso lindo.

Eu saio para trabalhar 7h30 quando ela ainda está dormindo e volto 19h30 então me restava as horinhas noturnas e somente o sábado e domingo para ensinar. Então acredite em você e no seu bebê! Que você também vai conseguir ensinar como eu.

Uma hora eles memorizam e você toma um susto. Então não desanime mamãe!

0 Comentários