A Avon está no mercado a 134 anos! Isso mesmo da para acreditar, quando se entra em qualquer bairro, cidade do interior ou em todo canto do pais é possível encontrar uma revendedora Avon. 

Mas este blog é para tirar a sua dúvida se vale ou não a pena revender estes produtos que se encontram até nas lojinhas de R$1,99 do Centro da cidade. 

Como sou uma Ex Revendedora posso dizer com propriedade se compensa ou não vender os produtos anunciados em revista. Enquanto estava cursando a faculdade já vendi de tudo, roupa, acessórios, coisas antigas de colecionador, MK, Natura e por ultimo Avon. Vida de universitária pobre não é nada fácil.

Em outro conteúdo aqui do blog dei dicas de como conseguir aquela grana extra rápido. (nada ilícito rsrs).

Separei 6 pontos importantes que você deve avaliar antes de sair entrando em qualquer sistema de revenda.

1º- O seu nome tem que estar limpo no mercado. Na Avon é bem difícil eles aceitarem uma consultora que já tenha o nome sujo com alguma divida na praça. Uma maneira que você pode conseguir entrar é usando o nome emprestado ou da sua mãe ou da sua irmã isso com consentimento viu!

2º- Nunca faça estoque! Essa é a regra de ouro e talvez devesse ser a primeira deste top 6, afinal este é o maior erro da consultora iniciante. Primeiro que produto tem data de validade e segundo porque você chegou até aqui procurando uma fonte de renda extra e não uma dívida extra. Então nada de ir na ideia da sua "líder" e sair completando pedido para dar o valor mínimo que precisa.

Quando eu era consultora o valor mínimo para se realizar um pedido era de R$100,00 então suponhamos que eu vendi R$50,00 em produtos e estou aqui com todos anotados na revista. Se você não tiver esse valor mínimo você não consegue efetuar o pedido e atender seus primeiros clientes. Na Avon como em qualquer outra revista de produtos (Natura, Mary Kay, Hinode e etc.) você tem uma "líder" que nada mais é do que uma consultora como você que foi seguindo "carreira" como vendedora e então eles escalam essa pessoa para ser responsável por determinada região. Essa "líder" participa dos eventos promovidos pela Avon e a principal função dessa pessoa é te pressionar para vender mais e mais pois cada venda sua se converte na comissão dela(e).

Voltando ao assunto essa pessoa vai fazer de tudo pra você montar seu estoque e se você já tem um emprego fixo e quer só ter um complemento na renda é ai que você tem que ficar mais esperta e não cair na bobeira de ir na amizade e completar o seu pedido com o seu salário. Se você quer completar ofereça para mais pessoas, amigos, colegas de turma, vizinhos e etc.

3º- Você tem que desembolsar o tal kit inicial. Sim! a Avon nunca vai te deixar entrar sem ganhar nada em troca. Quando você entra você paga por um "kit" que na minha opnião sendo sincera é um desperdício de dinheiro. Se você está dura querendo dinheiro é melhor nem entrar. Na minha época veio essa bolsa horrorosa que nem dava para usar no dia a dia para compensar meu gasto no kit. Nele vem uma cartela de amostra que usei só pra mim e minha família já que ninguém compra muito os perfumes. Era raro me pedirem para ver o cheiro de tal perfume que não tinha na revista. E se for lançamento ai que você não terá aquela fragrância mesmo. Ou seja o kit vai ficando velho e você não consegue demonstrar pra muita gente porque pode ser que o perfume já tenha saído de coleção e etc.  Fora que na própria revista já da para sentir o cheiro né. As outras amostras de base e batom só eu usei.


O meu foi o kit mais básico de todos, porque você pode escolher quando vai entrar.
Basicamente veio: um kit de revistas para começar a vender, amostras de perfume, amostras de batom, amostras de base, fitas olfativas, estojo demonstrador (para por as amostras), talão de pedidos para o cliente e sacolas personalizadas. No inicio para ativar sua conta você também precisa fazer o primeiro pedido e eu, a inocente fui na onde pedindo tudo que a líder mandava igual uma patinha. Comprei coisas pra minha casa, coisas que nunca consegui vender, coisas que dei de presente e por ai vai. Só nessa brincadeira de iniciação eu gastei R$250,00 ou mais porque não lembro ao certo.

*imagem do Google.
4º- Sem dinheiro? Não entre! se você tem zero reais para investir ou tem e não gostaria de gastar assim com kit inicial vale a pena estudar outras formas de investir para ter um retorno mais rápido e gastar o mínimo. Tudo que você for revender sempre terá uma saída primeiro do seu bolso para depois voltar. É a regra natural das coisas, então se você não tem como ter esse dinheiro é melhor nem entrar porque você vai atrair uma dívida desnecessária. Sempre dou dicas de revender coisas que você mesmo tem propriedade de fazer na sua casa mesmo, com um gasto quase que zero e um retorno de 100%, seja artesanato, comida, bolo e etc.

5º- Não pode ser tímida. Serio essa é a quinta dica mais não menos importante, para ser consultora Avon, você tem que ser popular e literalmente a cara de pau que vai oferecer a revista ate  para o trocador do ônibus. Tem que saber conversar, persuadir e a vergonha minha amiga e meu amigo só te atrapalha nessa hora. Eu sempre ficava com medo de estar incomodando as pessoas oferecendo minha humilde revista haha. E tem mais, você sendo popular sempre vai vender mais porque conhece muita gente tem facilidade e intimidade para conversar, mostrar e principalmente cobrar depois.
Eu sei que muita gente detesta conversar com desconhecidos, quem dirá vender, então se você não conhece muita gente, talvez esse investimento vire um tiro no pé e você não consiga nem tirar a revista da gaveta. Hoje mesmo com a internet, revista online (uma boa pelo covid sem contato) e sacola online no site, as pessoas preferem a boa e velha revista na mão e isso não é coisa de gente mais velha não. Na faculdade eu tinha amigas que já me perguntava todo mês se já tinha chegado a nova revista porque amavam folear.
6º- Cuidado com calote! Uma coisa que não me contaram e eu aprendi apanhando mesmo foi de que na lei do consumidor toda compra ou contratação de serviço realizada fora do estabelecimento comercial, não importa o meio utilizado – internet, telefone, catálogo, revista etc – oferece ao consumidor o prazo de arrepender-se em 07 (sete) dias.

Isso é chamado de direito de arrependimento ou direito de reflexão**, nomes que se relacionam justamente com seu objetivo, que é dar ao consumidor um tempo para “pensar melhor”.

Isso é muito importante de você saber caso você realize um pedido na revista de um batom que parecia ser vinho e na verdade era vermelho e a cliente não gostou, você não precisa levar o prejuízo ou tentar empurrar pra frente. Você pode simplesmente devolver para a Avon sem custo. Basta correr e avisar antes do tempo, seja no site ou pedir ajuda para a líder e se ela falar que não tem como você liga na central da Avon e explica a situação e fala da lei.

E para não sofrer calote a melhor técnica é vender para quem você confia de verdade, porque até assim você já corre o risco. A Avon trabalha com boleto a prazo. Vamos supor que você fez um pedido e ele chegou então o seu boleto terá em media 10 dias ou mais para vencer. Nesse período você precisa entregar o produto, receber o dinheiro, pagar a parte da Avon (boleto) o que sobrar é o seu lucro. Nunca entregue o produto sem receber o dinheiro! É muito chato cobrar eu sempre odiei, então eu já combinava de entregar o dia que minha cliente recebia o salario e avisava mil vezes que já estava indo lá entregar. Já aconteceu da pessoa falar comigo que ia receber dia x, eu levava o produto e ela não tinha o dinheiro, então ficava aquela situação chata e você entrega o produto. Se ela for desonesta nunca mais você verá o dinheiro e começa o prejuízo. Então para evitar esse tipo de transtorno é produto pra lá e dinheiro pra cá. Até vender para parentes é complicado por causa disso.

Você está vendendo Avon para ganhar dinheiro e não perder então estude bem sua situação financeira antes, veja se você é controlado e vai saber guardar sua comissão para pagar alguma conta e se tem garra para bater perna oferecendo a revista. E fique esperta(o) com os caloteiros!

Me conta ai nos comentários se já foi, é ou gostaria de ser consultora Avon.
 Amo ouvir todas as experiências.


Quem tiver mais alguma dúvida sobre a lei do consumidor clique aqui



0 Comentários